Governador sanciona nova Lei de Uso e Ocupação do Solo

O governador Ibaneis Rocha sancionou nesta quinta-feira (28), a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A legislação incentiva o desenvolvimento econômico, além de fortalecer a regularização fundiária.

A Luos impacta diretamente a vida do cidadão e do setor produtivo. É o instrumento que define, entre outras determinações, onde pode haver residências, comércio e equipamentos públicos.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lembou que a Luos é um instrumento importante para evitar invasões e o crescimento desordenado no DF. “Talvez eu seja o único governador que sancionou duas Luos no mesmo mandato. Se não tivermos um olhar para moradias regularizadas e bairros urbanizados, vamos continuar vivendo a lógica das invasões no Distrito Federal, onde primeiro a população vai à frente, invade, e depois o governo vem atrás e regulariza. A partir dessa legislação aprovada hoje, podemos pensar em novos bairros para o DF, pensar em regularização fundiária de áreas que hoje caminham na ilegalidade”, afirmou Ibaneis.

O presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva, parabenizou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em especial o secretário Mateus Oliveira e a secretária-executiva, Janaína Domingos, pelo grande trabalho realizado por eles, para que a Câmara Legislativa pudesse aprovar essa Lei tão importante para o setor produtivo do Distrito Federal. “O Sindhobar, juntamente com todo o setor produtivo, foi um dos defensores da aprovação da Luos o mais rápido possível. E como não poderia ser diferente, viemos prestigiar a solenidade de sanção da Lei”, afirmou o presidente do Sindhobar.

Confira as principais alterações efetuadas na Luos

– Simplificação do texto, esclarecimentos e definições de termos e conceitos imprecisos;

– Correção de erros e imprecisões identificadas, quanto aos usos e parâmetros urbanísticos;

– Mais coerência na aplicação da legislação urbanística, propiciando maior eficácia na fiscalização da ocupação do solo;

– Adequação às normas vigentes, como o Código de Obras e a Lei de Remembramento e Desdobro;

– Reorganização de mapas e planilhas para contemplar os novos limites das regiões administrativas definidas na Lei Complementar 958, de 20 de dezembro de 2019.

Evento marca o lançamento do Festival Mundo Gastrô

Foi lançado, nesta quarta-feira (20), no mezanino da Torre de TV, o Festival Mundo Gastrô Conexão Vietnã. O evento contou com a presença de cerca de 100 convidados, entre eles, donos de restaurantes, hotéis e bares participantes do Festival, empresários do setor, patrocinadores e parceiros, além da presença do vice-governador Paco Britto, sua esposa Ana Paula Hoff e a embaixadora do Vietnâ, Pham Thi Kim Hoa.

O Festival Mundo Gastrô surge para criar conexão entre a culinária do DF e outros países, unindo sabores, turismo e uma maravilhosa experiência. Realizado pelo Sindhobar, com apoio do BRB, Senac e BAT Brasil (antiga Souza Cruz), o evento acontece de 21 de abril a 8 de maio.

Em sua 1ª edição, estão participando 17 restaurantes, que irão apresentar em seu menu, pratos típicos do Vietnã. Essa parceria com a Embaixada Vietnamita tem o objetivo de divulgar a culinária, rica em sabor, cores e aromas, do país asiático, para ser explorada pelos chefs da cidade e degustada pelos apreciadores da gastronomia.

Segundo o presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Antonio da Silva, o objetivo é realizar outros eventos ao longo do ano, apresentando pratos típicos de diversos países. “Esse Festival Mundo Gastrô é uma conexão. A primeira conexão de quem está viajando pelo mundo foi o Vietnã. São pratos que requerem pesquisas, conhecimento, busca e além de tudo, interesse em tentar fazer alguma coisa diferente nesses 62 anos de Brasília. Em breve, vamos buscar novas parcerias com as embaixadas e ver aquilo que tem de mais interessante na gastronomia mundial para trazer para a cidade. Eu acho que isso é um presente que o Sindhobar está oferecendo à nossa cidade, juntamente com todos os nossos apoiadores”, destacou o presidente Jael.

O Festival Mundo Gastrô vai acontecer entre os dias 21 de abril, dia em que Brasília completa 62 anos, e vai até o dia 8 de maio. O menu é composto por entrada e prato principal e terá duas faixas de preço: R$ 69,00 ou R$ 89,00, ficando a cargo de cada casa escolher aquela que melhor se adequa a seu prato.

Restaurantes participantes do Festival:
Maki San – Restaurante & Temakeria
Grande Muralha
Same Same
Sagres
Capim Dourado
Mayer Sabores do Brasil
Bierfass – Grand Bier
Universal
Fred
Downtown SENAC
Taypá
Casa Baco
Dom Francisco

Mais informações no telefone (61) 3224-0222, no e-mail contato@festivalmundogastro.com.br ou no nosso site www.festivalmundogastro.com.br